Muitos o amam e outros o detestam, seja qual for a sua posição sobre o inverno, algo é certo: é uma estação que precisa de atenção redobrada para evitar doenças e outras complicações. Nós do Cidade Sorocaba separamos dicas indispensáveis para você cuidar da sua casa e se proteger do inverno!

  1. Deixe o ar circular

A dica mais importante precisa ficar em primeiro lugar! A gente quer fugir do friozinho e por isso fechamos todas as janelas e portas, mas essa ação pode resultar em proliferação de fungos e bactérias, o que pode gerar algumas doenças. Comece a deixar as janelas abertas por uma hora para o ambiente respirar ar novo.

  1. Cobertores

Normalmente os mais peludos e quentinhos ficam guardados no armário por um ano até a chegada do inverno, por isso é preciso lavá-los antes de usá-los já que eles acumularam fungos e bactérias por todo esse tempo. E você não quer ficar coberto por eles, não é mesmo?

  1. Limpe as paredes

Uma dica infalível é limpar as paredes com 1 litro de cândida e uma colher de sabão em pó: misture esses ingredientes e com um pano encharcado de água, você passa sob as paredes. Essa mistura irá acabar com qualquer sujeira acumulada nelas. Para secar, abra as janelas.

  1. Mantenha o ar úmido

Para evitar o tempo seco, que é comum nessa estação, espalhe baldes com água pela casa. Dessa forma, você garante um ar mais úmido. Ah! E quando for jogar a água, por que não reutiliza-la para limpar o chão ou molhar as plantas? Você pode seguir essas dicas e evitar o desperdício.

  1. Casa quentinha

Quanto mais pelo, pano e tecido, a limpeza precisa ser maior. Mas, isso não quer dizer que você não pode deixar a sua casa quentinha no inverno: tapetes felpudos são perfeitos para esquentar o ambiente, pantufas e moletons também são ótimas escolhas.

  1. Não se esqueça do cachorro

Apesar do inverno, seu cão ainda precisa tomar banhos regulares para ficar limpo e longe das bactérias. Além de comprar cobertor para ele, certifique-se de que ele só percorre ambientes limpos e secos.

  1. Cuide do jardim

É sempre bom cuidar do seu jardim para evitar insetos e pragas. Por isso, corte as ervas daninhas e galhos secos. Molhe apenas a terra e não as plantas. Ah, para um isolante térmico natural, coloque cascas de pinús de minhocas no vaso.

  1. Lençol

Mude os lençóis pelo menos uma vez por semana e depois de lavá-los, os estenda para secarem no sol.

Ao seguir essas dicas, a sua casa estará mais do que preparada para o inverno! Você tem mais dicas? Então deixe nos comentários abaixo!