Acontece neste fim de semana (28 e 29) a 10ª Festa da Colônia Japonesa na Praça Kasato Maru, no Campolim. O evento, que já é tradicional em Sorocaba, contará com uma grande variedade gastronômica, bazar e dezenas de atrações artísticas. Neste sábado, a festa ocorrerá das 12h às 22h, e no domingo, das 11h às 20h. Essa edição será especial pois também comemora os 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

O evento contará com a participação de entidades assistenciais, que comercializarão comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba. A cultura oriental também será apresentada através do bazar, que contará com diversos produtos japoneses como roupas, futons, facas e animes.

Além disso, a programação oferece o tradicional taikô, shows musicais, danças e teatro japonês. Outra atração, programada para o domingo, é o 1º Concurso Cosplay, que premiará os três primeiros colocados.

Inaugurado em 2008, o parque recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP), e abriga os principais elementos de um característico jardim japonês como o Taiko Bashi, um lago, a Sakura e o Tori. Desde sua inauguração, o local vem sediando a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba.

O evento, aberto ao público, é organizado pela equipe da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) e tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo e da Urbes. A Praça Kasato Maru fica entre as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3231-3015.

Confira as mudanças no trânsito da região do CampolimPara a realização da festa, a Urbes realizou nesta sexta-feira (27) alterações no trânsito na região. O acesso às ruas Francisco Tertuliano Lopes e Pedro de Oliveira Neto está fechado ao tráfego de veículos, desde a avenida Antônio Carlos Cômitre. Outra via interditada é a rua Rui Coelho de Oliveira Filho, onde será permitido o trânsito local a partir da rua Satyro Vieira Barbosa.

Enquanto durar a interdição, a região estará devidamente sinalizada e terá o monitoramento de agentes de trânsito que vão orientar os condutores quanto aos desvios necessários. De acordo com a Urbes, a via será liberada na madrugada de segunda-feira (30), após o término da desmontagem das barracas e limpeza do local.

 

Com informações de Secom Sorocaba