Sorocaba é uma das melhores cidades para empreender no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada com 32 cidades brasileiras, Sorocaba é a 12ª melhor para se abrir um negócio. Com relação ao mercado, a cidade está em 1º lugar.

Quais são os fatores que influenciam uma cidade a ser boa para empreender? A pesquisa realizada pela organização Endeavor Brasil, aponta que o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura são os princípios de partida que definem essa avaliação. A partir desses pilares, é possível dizer se o município tem potencial de crescimento, investimento e abertura de novas empresas.

Na pesquisa, a cidade de Sorocaba aparece à frente de 16 capitais brasileiras, como Porto Alegre, Brasília e Cuiabá. O município se destacou pelo seu menor custo de energia elétrica, seu melhor índice de condições urbanas (ficando à frente das capitais) e ao aumento de empresas ligadas à tecnologia e inovação. Mas, os seus grandes destaques estão relacionados à infraestrutura e ao mercado. Em infraestrutura, a cidade ficou na 2ª posição, apenas atrás de São Paulo, com nota 7,61. Já em mercado, conquistou a 1ª posição com 7,96, ultrapassando São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Blumenau e outras cidades.

Além disso, a cidade ocupa a 2ª colocação quanto ao número de usuários conectados à internet de alta velocidade (atrás apenas de Florianópolis). Outros pontos positivos ficaram com o número de proporção de empresas exportadoras com sede na cidade e fluidez do trânsito.

Pensando em abrir um negócio em Sorocaba? Então aproveite e leia as cinco vantagens de possuir um negócio próprio que separamos para você!