fbpx

in , , , , , , ,

Zoológico de Sorocaba faz soltura de onça-parda na Floresta Nacional de Ipanema

O felino se adapta a vários tipos de ambientes, ocorrendo do sudoeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, no extremo sul da Argentina e do Chile. Alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorrem

  • 27/08/2021 – Compartilhe! Foto: Divulgação –

 

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” realizou, na tarde de quarta-feira (25), a soltura de um exemplar macho de onça-parda, também conhecida como suçuarana, ainda jovem, na Fazenda Nacional de Ipanema (Flona), localizada na divisa entre Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A ação foi acompanhada por equipes das prefeituras de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, além do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

“Esse é mais um dos trabalhos realizados pela equipe do Zoo Municipal de Sorocaba. De forma voluntária, os nossos profissionais atuam com esses animais que são resgatados por órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.

O felino, que é classificado pelo ICMBio como um animal ameaçado de extinção, na categoria vulnerável, chegou ao Zoo de Sorocaba na última sexta-feira (20), após ser resgatado por funcionários da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, próximo a um condomínio residencial, localizado no bairro de Jundiaquara, neste mesmo município.

A equipe técnica do Zoológico de Sorocaba fez uma avaliação na onça-parda e constatou que o animal estava em bom estado de saúde, felizmente sem ferimentos. Com isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade solicitou à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo, deu a autorização para a soltura do felino na natureza.

A onça-parda tem pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo, com exceção da região ventral, que é mais clara. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência. É um animal de corpo delicado e alongado, o que lhe dá muita agilidade.

O felino se adapta a vários tipos de ambientes, ocorrendo do sudoeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, no extremo sul da Argentina e do Chile. Alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorrem.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-5454.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Rio de Janeiro passa a exigir certificado de vacina contra covid em alguns locais

Geração de empregos em Sorocaba mais que dobra nos primeiros sete meses de 2021

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.