fbpx

in , , ,

Prefeitura inaugura segundo Ecoponto da cidade no Cajuru

A iniciativa faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com outras secretarias municipais e autarquias

 20/09/2021 – Compartilhe! Fotos: Thiago Delmonde

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã deste sábado (18), o segundo Ecoponto da cidade, no bairro Cajuru. Localizado em uma área pública de 2,5 mil metros quadrados, na Rua Mário Monteiro de Carvalho, o novo Ecoponto conta com 5 caçambas de 5 m² e uma de 25 m². O espaço é cercado, organizado e conta com videomonitoramento e vigilância, atendendo aos moradores da região para o descarte correto de vários tipos de resíduos. O modelo é semelhante ao que foi implantado, em fevereiro deste ano, na Vila Helena. A iniciativa faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com outras secretarias municipais e autarquias.

A cerimônia de inauguração do novo Ecoponto Cajuru contou a presença do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários Darwin José de Almeida Rosa (Serpo), Samyra Toledo (Governo), Fausto Bossolo (Administração), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Fernanda Burattini (Comunicação), Luciana Mendes (Jurídico), Clayton Lustosa (Cidadania), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, e do líder do governo na Câmara Municipal, João Donizeti, além dos líderes de bairro e representantes dos moradores locais Amarildo Boca, Quinzinho e José Fernandes.
Para realizar a obra, no modelo de parceria público-privada, a Prefeitura pôde contar com a parceria do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA).

“Sabemos que esta era uma obra bastante aguardada pelos moradores do bairro, pois o descarte irregular de lixo sempre causa muitos transtornos para a população. Além dessa obra, estamos também cuidando de outros setores, como a saúde, com a reforma da UBS local, reforma do CEI que atende à região, a instalação da iluminação de LED na Av. Paraná, entre muitas outras melhorias”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

“Aqui, era um ponto viciado de descarte de lixo e entulho, com a retirada de 20 a 30 caminhões de resíduos, mensalmente. Agora, com essa obra, queremos evitar esse tipo de ação e ajudar a deixar Sorocaba realmente uma cidade linda de verdade!”, disse o secretário Darwin José de Almeida Rosa, da Serpo.

Além da limpeza realizada na área, foram feitos paisagismo, instalados postes de iluminação, alambrado, portão, a regularização do piso de acesso, sinalização, além de ponto de água e esgoto.

Com a nova estrutura oferecida para a população, cada munícipe poderá depositar gratuitamente até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, de forma organizada e devidamente separada. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes e caberá a uma cooperativa fazer a triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto a tudo.
No evento de inauguração, o público também recebeu cestas básicas entregues pela Secretaria da Cidadania (Secid) e dispôs de serviços, como: corte de cabelo gratuito, oferecido pela Afro Arts; Ônibus Rosa, da saúde da Mulher, e Ônibus Azul, da saúde do Homem; a oferta de empregos e de estágios; além da inscrição para cursos da Uniten, levados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com agências de emprego.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Mercado de trabalho também é lugar de pessoas com deficiência

Parque Ecológico do Matão protege a nascente modelo de Votorantim

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.