fbpx

in , , ,

Sorocaba lança serviço pioneiro no Estado de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no auditório do hospital do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), o serviço de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e abuso sexual

 22/10/2021 – Compartilhe! Fotos: Divulgação – 

 

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no auditório do hospital do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), o serviço de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e abuso sexual.

O atendimento resulta de uma parceria entre as Secretarias da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES) com o hospital do GPACI, contanto também com a participação do Ministério Público, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA). O serviço é inédito no município e pioneiro em todo o estado de São Paulo.

O prefeito Rodrigo Manga participou da cerimônia que oficializou o novo serviço. Ao seu lado estiveram presentes também os secretários da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, e da Cidadania, Clayton Lustosa, além do vereador Fernando Dini, representando a Câmara Municipal, da promotora da Infância e Juventude, Dra. Cristina Palma, do presidente do Conselho Deliberativo do GPACI, Dr. Lázaro Paulo Escanhoela Jr., presidente do Conselho de Administração do GPACI, Maria Lúcia Neiva de Lima, da vice-presidente do Conselho, Gláucia Blazeck, e da presidente do CMDCA, Angélica Lacerda.

O atendimento da Escuta Especializada, já em funcionamento no hospital do GPACI a partir de agora, é feito por uma equipe técnica especializada, incluindo médicos, assistentes sociais e psicólogos. O intuito é que as crianças ou adolescentes atendidos relatem uma única vez a situação vivenciada e recebam todos os encaminhamentos necessários, sem precisar reviver o trauma da violência sofrida ou presenciada, ao contarem repetidas vezes o ocorrido. Os casos chegam encaminhados pelo Conselho Tutelar, mas também podem ser encaminhados por escolas, pela rede de atendimento em saúde, Delegacia de Defesa da Mulher, entre outros serviços.

O recurso atende à Lei nº 13.431/17 e ao Decreto nº 9.603/18, que a regulamenta a prestação desse serviço. A legislação estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e determina a implantação dos mecanismos de Escuta Especializada e Depoimento Especial para toda criança ou adolescente testemunha ou vítima de violência, principalmente, a violência sexual.

“Hoje é um dia marcante na história de nossa cidade. Se por um lado lamentamos que seja necessário existir um serviço como esse, para fazer frente à violência contra crianças, que é uma realidade no Brasil e no mundo, por sua vez, ficamos felizes de poder oferecer esse novo recurso. E vamos nos empenhar para combater, ao máximo, esse tipo de violência em nosso município”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

A Escuta Especializada estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre pronta a receber todos os casos que chegarem e dar pronta resposta às necessidades das crianças e dos adolescentes assistidos.

A promotora Dra. Cristina Palma também ressaltou a relevância de instituir o recurso na cidade. “Além de ampliar a rede de proteção das nossas crianças, o mais importante é agirmos para prevenir que outros casos emblemáticos e que ganharam repercussão na imprensa, como os de Henry Borel e Isabela Nardoni, aconteçam”, ressaltou.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Depilação a laser com tecnologia indolor e preço acessível conquista público em Sorocaba

São Paulo anuncia R$ 250 milhões em programas de fomento à cultura em 2022

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.