in , ,

A solução que essa cidade encontrou para lidar com usuários de drogas vai irritar muita gente

Aqui no Awebic nós tratamos com certa frequência o assunto de política de drogas. Os motivos são basicamente dois: A) porque acreditamos que o brasileiro precisa discutir sobre drogas com mais razão e menos achismo e B) porque acreditamos que o Brasil está há décadas de distância de tratar usuários de drogas como seres humanos.

É seu direito discordar, mas deixe eu te contar o que aconteceu na cidade de Gloucester, nos Estados Unidos.

A pequena cidade de Massachusetts com cerca de 30 mil habitantes deu um grande passo em sua política de guerra às drogas.

Gloucester decidiu que a partir de 1 de junho de 2015 não prenderá usuários de drogas que pedir por ajuda

O chefe de polícia da cidade, Campanello, publicou no Facebook:

“Qualquer viciado que entrar na delegacia com droga ou equipamento para o uso (agulha etc) e pedir por ajuda NÃO será acusado. Em vez disso, nós iremos encaminha-lo a um sistema de desintoxicação e recuperação.”

É isso. Em vez de prender usuários de drogas, a polícia irá procurar ajuda para guiar essas pessoas por um processo de reabilitação.

Porque a prisão não é reabilitação

Apenas 11% dos viciados em drogas na prisão recebem tratamentos, sendo que 50% voltam a usar drogas quando livres. Usuários de drogas não-violentos geralmente não representam uma ameaça para ninguém, além deles mesmos.

Porém, em 2012, o abuso de drogas foi a categoria mais alta de detenção nos Estados Unidos de acordo com relatório do FBI. É exagero imaginar que segue o mesmo caminho? Eu acho que não.

Nós precisamos repensar a forma como lidamos com as drogas

As drogas são um problema de saúde pública. Ninguém nega seus malefícios para a saúde do usuário, mas nós precisamos nos perguntar se estamos lidando da melhor forma possível.Estamos?

Uma parte da declaração de Campanello diz tudo sobre a hipocrisia da sociedade sobre as drogas:

“As razões para a diferença no cuidado entre um viciado em tabaco e um viciado em ópio é estigma e dinheiro. Razões mesquinhas de perder uma vida.”

O que você achou?

Escrito por @cidadesorocaba

Você vai jurar que isso é real… mas não é! Minha cabeça = explodiu.

Empresas de tabaco fizeram 9 mudanças em cigarros, e todas elas são assustadoras