in , ,

ALERTA! Prefeitura de Sorocaba comunica epidemia de dengue na cidade

De acordo com o último boletim epidemiológico, foram confirmados 104 casos da doença no município, sendo 76 autóctones e 25 importados.

 

A Prefeitura de Sorocaba (SP) decretou epidemia de dengue na cidade. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (3).

De acordo com o último boletim epidemiológico, foram confirmados 104 casos da doença no município, sendo 76 autóctones (73%), 25 importados, ou seja, de pacientes que se contaminaram em outras cidades, e três de origem indeterminada. Ao todo, foram 802 notificações. Destas, 629 foram descartadas e 69 continuam em investigação.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, em um dos casos confirmados foi identificado o vírus da dengue tipo 2, que já havia circulado na cidade no ano passado.

A prefeitura explica que o número de casos por semana foi maior este ano em comparação com 2019. Além disso, Sorocaba está acima do limite de casos esperado para o mês de janeiro, início do período sazonal da doença.

Os bairros com maior incidência de dengue estão localizados nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo, Hortência e Simus. No entanto, segundo a vigilância, todas as áreas do município apresentaram casos positivos da doença em 2020.

Sorocaba também registrou duas notificações de febre amarela (uma descartada e uma em investigação), dois casos confirmados de chikungunya e uma notificação de zika vírus, que ainda está sendo investigada.

Cuidados

 

Os agentes de zoonoses seguem com o trabalho de remoção de criadouros, identificação de casos confirmados e ações de bloqueio ao redor dos locais de prováveis infecções. Toda a rede de saúde pública e privada recebeu uma capacitação sobre como atender aos pacientes durante a situação de epidemia.

Todos os moradores que apresentarem febre de início súbito acompanhada de dores no corpo e na cabeça devem procurar atendimento médico imediatamente. Se houver suspeita de dengue, a pessoa deve ficar afastada das atividades até a recuperação ou até que o caso seja descartado.

Segundo a prefeitura, o tratamento da dengue consiste em repouso, hidratação intensa e remédios para alívio dos sintomas. A automedicação deve ser evitada, pois pode agravar a doença.

Além disso, a população deve ficar atenta à limpeza semanal da casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Conheça a Hummel, multinacional alemã fundada em 1948!

Ferrugem e Turma do Pagode se apresentam juntos em Sorocaba