in , , , , , , ,

Coleta seletiva é suspensa por 30 dias em Sorocaba

A suspensão temporária foi adotada por diversos motivos, mas todos relacionados com a preocupação pela disseminação do coronavírus

Cerca de 120 pessoas atuam vinculados às duas cooperativas no trabalho de materiais recicláveis na cidade. Imagem: divulgação

 

31/03/2020 – O serviço de coleta seletiva em Sorocaba estará temporariamente suspenso por um período inicial de 30 dias, a partir desta quarta-feira, dia 1º. A medida foi acertada entre a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Prefeitura de Sorocaba, e as cooperativas Coreso e Coopereso que cuidam desse trabalho que atende cerca de 30 mil casas em toda a cidade.

De acordo com o titular da Serpo, Wilson Unterkircher, a suspensão temporária foi adotada por diversos motivos, mas todos relacionados com a preocupação coletiva com a disseminação do novo coronavírus. “As pessoas que têm o hábito de separar materiais recicláveis em suas casas estão com receio de quebrar o isolamento social. Também temos preocupação com os cooperados que, na circulação para a recolha do material e mesmo no processo de separação feito nos barracões acabam ficando expostos aos riscos da contaminação”, frisa o secretário. Ele acrescenta, também, que já havia sido também detectado o problema relacionado à comercialização dos materiais devido à retração da atividade econômica em todo o país, o que acabava gerando, inclusive, dificuldades de estocagem nos barracões.

Cerca de 120 pessoas atuam vinculados às duas cooperativas no trabalho de materiais recicláveis na cidade, segundo estimativa da engenheira de saneamento da Serpo, Angélica Kamada. O contrato de locação dos dez caminhões que são disponibilizados pela Prefeitura para que as cooperativas façam esse serviço também será suspenso pelo período de um mês, segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Obras.

A engenheira Andréa Cerantola, fiscalizadora do contrato de coleta seletiva da Serpo estima que mensalmente sejam recolhidas cerca de 300 toneladas de materiais recicláveis apenas pelas duas cooperativas participantes do projeto. “Todo esse material é comercializado após ser triado nos barracões, mas neste momento foi detectada essa necessidade da suspensão temporária do serviço, que pretendemos retomar tão logo seja possível.”

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Sorocaba lança atividades ambientais on-line para pais e filhos

Inep publica editais do Enem 2020