No dia 15 de Janeiro se comemora o dia do Compositor, e montamos um artigo especial para mostrar para vocês os maiores compositores do Brasil, confira! 

Erasmo Carlos

Em agosto de 2018, Erasmo Carlos ganhou o Prêmio UBC 2018, com 815 canções registradas na associação e integrante do grupo há quase 20 anos.

 

Rogério Enóy

Rogério Enóy tem 3.615 canções registradas na UBC e mais de cinco mil compostas, a maioria delas estouraram nas décadas de 80 e 90. Quem cantava as músicas do compositor era a rainha dos baixinhos, Xuxa.

 

Roberto Carlos

Como falar de compositor e não citar Roberto Carlos? O Rei possui cerca de 500 canções compostas e pode ser considerado o cantor brasileiro que mais ganhou discos de Ouro (21), Platina (20) e Duplo de Platina (20). Cada disco de Ouro equivale a 100 mil cópias vendidas, o de Platina a 250 mil e  Duplo de Platina a 500 mil.

 

Tom Jobim

Tom Jobim não é apenas um dos maiores nomes do Brasil como é um dos cantores mais ouvidos no mundo. A fama internacional chegou em 1962, quando o saxofonista Stan Getz e o guitarrista Charlie Byrd gravaram o LP “Jazz Samba”, que ficou diversas semanas na lista dos mais vendidos. Depois, Tom Jobim e outros músicos brasileiros se apresentaram no Carnegie Hall, cantando “Garota de Ipanema”. E claro, falar de Tom Jobim é também falar de Vinícius de Moraes.

 

Caetano Veloso

A música brasileira possui grandes nomes e um deles é Caetano Veloso. O cantor possui letras para refletir e letras que confundem a cabeça com o jogo de palavras. O cantor possui uma carreira sólida que vem desde a década de 60. Caetano possui mais de 50 discos lançados.

 

Chico Buarque 

Chico fala de malandros, de mulheres, de política, de amor. Chico, ameaçado pelo regime militar, ficou exilado na Itália e voltou ao Brasil com composições que denunciavam economia, sociedade e cultura.

 

Djavan

Sim, o cantor, compositor e produtor alagoano também é um dos maiores nomes do Brasil. Em 1981 e 1982, Djavan ganhou o prêmio de melhor compositor pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

 

Gilberto Gil

O cantor, compositor, multi-instrumentistas, produtor cultural é conhecido pela inovação musical. Gilberto Gil já venceu Grammys e também o Grammy Latino. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO. Com mais de 50 álbuns lançados, ele é eclético e possui influências ecléticas, como rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae.

 

Milton Nascimento 

Bituca é cantor e compositor. Ele é reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. Milton se tornou conhecido nacionalmente quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival da Canção, de 1967.

 

Nando Reis

Nando Reis não é só cantor. Para quem não sabe, ele é considerado um dos maiores compositores do Brasil. Ele mesmo já disse, em entrevistas, que, no fundo, sempre quis esse lugar do compositor, do cara que não é a estrela principal. Nando também contou que fica muito feliz quando escuta outros cantores interpretando suas músicas, pois, segundo ele: “Quando sou eu cantando, não consigo ouvir direito. Porque tenho de me colocar em outra posição. É muito diferente. No caso das minhas canções, é tão mais confortável ser ouvinte, ficar apreciando“.