Você realmente consegue entender, na prática, o propósito da empresa onde trabalha? E o que isso tem a ver com o relacionamento que sua empresa estabelece com os clientes?

Muitas vezes, as decisões que muitas empresas fazem em algum tema da moda é baseado em argumentos tão rasos como, por exemplo: “Estamos fazendo porque nossos concorrentes estão fazendo”. E, como consequência, os resultados são rasos também.

Outro problema é que, por definição, um modismo passa ou muda de roupagem e, neste caso, muitas empresas perdem ótimas oportunidades para evoluir.

Bem, um dos assuntos da moda, atualmente, é falar de propósitos de empresas. É um assunto em alta, principalmente, nas direções das empresas e em palestras e eventos com super executivos.

 

Infelizmente, o que tem acontecido é que este assunto tem sido abordado por muitos também de uma maneira superficial. Digo isso porque, muitas vezes, o mais importante de um trabalho de “construção ou definição” de propósitos tem um foco muito grande apenas na construção de uma boa frase de efeito, daquelas que até embargam a voz e nos fazem chorar e só. E assim, entender o propósito de uma empresa acaba sendo no fim um simples trabalho de redação.

Mas um propósito da empresa é muito mais do que isso. Não que uma frase que sintetize este propósito não ajude, mas acredito que a frase é a coisa menos importante de todo o processo. Reconhecer o propósito de uma empresa é mais complexo, profundo, algumas vezes doloroso e, normalmente, quando reconhecido e aceito, pode mudar totalmente o modelo de negócios de uma empresa. Talvez seja por isso que muitos fiquem apenas na frase mesmo.

 

E para ajudar a direcionar mais, selecionamos dicas para entender o propósito de uma empresa. Confira!

 

  1. Não comece pela frase. Não é um trabalho de redação.
  2. Visite a história da empresa e como ela nasceu. O propósito nasceu junto com ela.
  3. O propósito de uma empresa nunca é apenas o de gerar lucro. Isso é SEMPRE consequência.
  4. Reconhecer e aceitar o propósito dará mais trabalho do que se imagina, mas será muito recompensador.
  5. O propósito da sua empresa é algo único dela e que não poderá ser copiado por nenhum concorrente.
  6. Quando o propósito for reconhecido, entendido e aceito por todos os colaboradores da empresa e puder ser explicado por todos de várias maneiras diferentes, mas com o mesmo significado, aí talvez seja a hora de montar uma frase.