in , , , , ,

Diversidade nas empresas: oportunidades iguais para todos

Empresas que investem em diversidade e inclusão, além de terem um ambiente plural e que estimula novas ideias, tendem a aumentar os lucros

 

17/12/2021 – Compartilhe! Foto: Divulgação

A abordagem sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho está aquecendo o debate no meio empresarial. Isso porque investir em um time plural e diversificado, pode ajudar a trazer inovações aos modelos de negócios e até mesmo aumentar os lucros.

“É uma relação onde todos saem ganhando. O ambiente inclusivo promove felicidade, integração e segurança ao colaborador, e pode se refletir em produtividade e, consequentemente, em lucro”, diz o coach especialista em vida, carreira e negócios, Paulo Paiva.

As diferentes vivências e formas de pensar ajudam a contribuir com uma tomada de decisões mais adequada de acordo com cada situação. “Percebo que mulheres na liderança contribuem para soluções mais eficientes de problemas, já que elas trazem perspectivas de acordo com suas experiências, que diferem das masculinas, por isso, como consultor de empresas, procuro instituir uma cultura mista e por competência. O mesmo pode se dizer de grupos compostos por uma diversidade étnica, de gênero, em relação a orientação sexual e a presença de pessoas com deficiência”, explica.

Um levantamento feito em 2017 pela consultoria McKinsey, aponta que a performance da equipe tende a ser 21% superior em empresas que investem na diversidade de gênero, em termos de lucratividade. O percentual aumenta para 33% quando se refere a diversidade étnica.

Segundo Paiva, “uma empresa que busca ter uma representação da sociedade e uma cultura mais inclusiva em seu quadro de colaboradores, deve buscar entender como é a sua cultura interna. Um bom programa desenvolvido com o apoio de consultorias que consigam dar suporte para entender o cenário no qual a empresa está inserida e para onde ela consegue e deseja ampliar sua diversidade e inclusão, capacitando a liderança para auxiliar nesta evolução com todos os colaboradores, acaba criando um ambiente mais saudável emocionalmente a todos”.

Em Sorocaba, por exemplo, já é possível encontrar locais que incentivam o respeito à diversidade entre os colaboradores, proporcionando um ambiente mais acolhedor, sem espaço para qualquer tipo de discriminação. É o caso das unidades da Rede Bom Lugar Supermercados. O auxiliar de compras, Guilherme Pereira, trabalha há mais de dois anos na rede supermercadista e afirma que desde que entrou no time de colaboradores nunca se sentiu excluído. “Todo esse tempo não cheguei a me sentir discriminado ou sendo tratado diferente. Muitos colegas, inclusive, sabem da minha orientação sexual”.

A promoção de um ambiente acolhedor pode ser incentivada por meio de ações afirmativas, como palestras, debates, eventos e campanhas sobre inclusão e diversidade. Guilherme conta que a integração foi o primeiro passo para isso. “Junto com a pessoa responsável pelo RH, passamos por uma apresentação em que, além de sabermos mais sobre a empresa, normas de conduta e vestimenta, somos orientados a respeitar todas as diferenças”. Não só há respeito, como há, também, oportunidades iguais para todos. “Acredito que somos ouvidos e que as chances de subir de cargo são acessíveis a todos, inclusive já vi pessoas que se enquadram em uma ‘minoria’ ocupando cargos de liderança”, finaliza Guilherme.

Sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho, Paulo Paiva reforça que uma empresa também é uma representação da sociedade. “Se em sua empresa você se encontra em um universo como ir ao shopping, ao hipermercado ou mesmo a um restaurante, essa empresa é inclusiva. Ou seja, direitos e deveres a todos sem diferenças de cor/etnia, gênero, orientação sexual e deficiência. Dessa forma, o colaborador se sente mais feliz, integrado, seguro e, com isso, amplia-se uma cultura inclusiva, onde o reflexo é que a diversidade, por meio de programas de inclusão, aumenta a criatividade, enriquece as perspectivas da empresa e resulta em inovação e produtividade”, finaliza.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

III “Festão” em São Roque mostra a força e a qualidade da produção artística regional

Prefeitura realiza a entrega de óculos “Orcam MyEye” para alunos da Rede Municipal de Ensino