Gestão e financiamento são uns dos maiores problemas do sistema de saúde, segundo especialistas. Pensando nisso, uma empresa filha da Unicamp lançou um curso para capacitar melhor os profissionais da saúde, ensinando a metodologia do Lean Healthcare –

Todos sabemos que a saúde pública no Brasil é uma grande preocupação. Apesar de muitos recursos serem investidos na saúde pública, o serviço ainda está muito aquém do que esperam os Brasileiros. Mas, por que isso acontece? Como mudar essa triste realidade?

Segundo especialistas, dois problemas afetam o sistema de saúde brasileiro: financiamento e gestão, que não deixam de estar ligados. Se uma gestão gasta mal o dinheiro, vai faltar recurso para alguma coisa. Prova disso é que o orçamento para a saúde pública tem uma parcela considerável dos gastos do governo. Para 2018, dos 3,5 trilhões de reais que o governo pretende gastar (incluindo o refinanciamento da dívida pública), a saúde ficará com aproximadamente 119 bilhões. Mas esse dinheiro, novamente, não será suficiente, caso a gestão for ruim.

Pensando neste cenário, a FM2S , uma empresa filha da Unicamp na área de educação, resolveu criar um curso aberto para melhorar a gestão na saúde e disponibilizá-lo de graça para os profissionais interessados. O curso é chamado de Introdução ao Lean Healthcare . Esse termo estranho, o Lean Healthcare , é uma metodologia de gestão da saúde que visa fazer mais com menos.

O objetivo é ensinar aos profissionais da saúde que, todas as pequenas mudanças que eles fazem no dia a dia , podem sim contribuir para mudar a cara da saúde no Brasil. O curso conta com ferramentas e exemplos práticos que as pessoas podem aplicar para melhorar o serviço prestado. O curso também conta com uma vasta gama de exemplos de hospitais que aplicaram a metodologia. Dentre eles, alguns exemplos do Hospital das Clínicas da Unicamp, onde os instrutores realizaram projetos de melhoria na gestão.

O curso tem duração de 4 horas e é online. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. Para acessar o curso, basta entrar em https://www.fm2s.com.br/o-que-e-lean-healthcare/, fazer um cadastro e assistir às aulas.

 

Website: https://www.fm2s.com.br
Website: https://www.fm2s.com.br