in , , , , ,

III “Festão” em São Roque mostra a força e a qualidade da produção artística regional

O festival de teatro reuniu artistas da Região Metropolitana de Sorocaba em três dias de apresentações gratuitas

 

17/12/2021 – Compartilhe! Fotos: Fábio Augusto

O misto de emoção e alegria predominou nos três dias de apresentações gratuitas do III “Festão”, o festival regional de teatro, que reuniu artistas da Região Metropolitana de Sorocaba, entre os dias 03 e 05 de dezembro, em São Roque.

O projeto marca o retorno dos eventos no Centro Educacional Cultural Brasital, depois de dois anos, devido à pandemia de Covid-19, juntamente com a possibilidade de trocar experiências entre diversos grupos teatrais.

A Diretora de Cultura de São Roque, Cassiane de Souza, comenta a importância do evento. “É muito gratificante sermos presenteados com um festival grandioso como esse, além do intercâmbio cultural entre os artistas, não só de São Roque, como de toda a região, para a gente fortalecer essa classe que sofreu tanto com a pandemia”.

Emocionada, a Coordenadora Geral e proponente do III “Festão”, Lisa Camargo, espera que as pessoas voltem a consumir arte. “A expectativa foi a melhor possível, principalmente pela oportunidade de ter 25 espetáculos gratuitos num lugar tão bonito como o Brasital e com todos os cuidados, como salas com números limitados e com área de natureza onde aconteceram espetáculos ao ar livre”.

O IV Festão já tem previsão para acontecer. Será em Votorantim em 2022, e promete ser mais uma ótima oportunidade de aproximar o público dos artistas locais.

Grupos em processo e expectativa de expansão

Impossível acompanhar uma série de espetáculos sem se comover com as diversas histórias representadas. A estudante de teatro, Bruna Vaz, gostou da experiência de voltar a assistir espetáculos presencialmente. “Foi bem legal voltar a assistir pessoalmente e não online. Achei as apresentações lindas e fiquei bem emocionada. Com certeza, foi uma oportunidade incrível de conhecer vários artistas nos quais posso me inspirar e seguir a minha carreira no teatro”, declara.

Já o crítico de arte, Amilton de Azevedo, que acompanhou todas as apresentações, destaca a importância de um festival como este. “É interessante trazer grupos que estiveram em outras edições de novo, porque a gente os vê em processo e aonde eles podem e querem chegar. Os grupos da Região Metropolitana de Sorocaba estão fazendo pesquisas muito singulares e é uma alegria perceber isso. Geralmente ficamos fechados aos grandes nomes, grupos ou peças, mas há coletivos jovens fazendo trabalhos incríveis e diferentes”.

Para a Produtora Executiva e Diretora de Produção, Andressa Moreira, participar desse evento é uma oportunidade de expandir e levar a cultura regional a muitas pessoas. “Ver tantos trabalhos incríveis, a força e o potencial que o cenário cultural da região tem, me inspira a continuar expandindo e levando cada vez mais arte para as pessoas. Espero que a temporada 2022 traga muitas outras oportunidades para a cultura da nossa região”.

Sobre o evento

O Festival de Teatro da Região Metropolitana de Sorocaba “Festão” nasceu a partir da Rede de Teatro, grupo criado em 2018, com o objetivo de reunir artistas do teatro e do circo para a troca de experiências.

Com isso, representantes de grupos teatrais passaram a se reunir mensalmente para discutir questões de interesse da classe artística, como a situação da cultura na região e a representatividade dos grupos no interior, a fim de desenvolver ações envolvendo o público.

O próximo desejo da Rede de Teatro é criar um corredor cultural entre as cidades da região e consolidar não só o “Festão”, mas, também, outros festivais e espetáculos.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Ceias das Festas de Fim de ano e o que fazer com as sobras?

Diversidade nas empresas: oportunidades iguais para todos