in , , ,

Metodologia ágil otimiza recrutamento e seleção de pessoas

Abordagem facilita processos, favorecendo quem está em busca de emprego

 

24/05/2022 – Compartilhe! Foto: Divulgação

 

Na busca por uma vaga de emprego, não é incomum passar por longos processos seletivos, com etapas que poderiam ser puladas ou otimizadas, e o pior: não ter um retorno sobre o desempenho.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada no dia 13 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,1% no 1º trimestre de 2022. Somada a isso, a inflação, cuja expectativa do mercado para 2022 chega a 7,89% de acordo com o Boletim Focus do Banco Central (BC), torna a busca por um emprego e, consequentemente, por um salário, uma situação necessária e urgente para muitas pessoas.

Nesse contexto, otimizar o processo no setor de Recursos Humanos torna-se algo onde tanto as empresas, quanto os candidatos a uma vaga saem ganhando. O consultor em gestão empresarial e especialista em gestão estratégica de pessoas e de Recursos Humanos, Paulo Paiva, percebe que existe a necessidade de mudar os processos quando se fala em recrutamento e seleção de pessoas. “A área de recrutamento e seleção de pessoas é a porta de entrada para qualquer empresa, e o setor de recursos humanos precisa deixar de ser uma área lenta e operacional para dar mais espaço para a estratégia”, afirma.

Um estudo publicado pela consultoria PwC em 2017, realizado com 2.216 executivos espalhados pelo mundo, apontou que 22% das empresas que mais lucraram em um período de três anos antes da pesquisa, usavam metodologias ágeis na maior parte dos projetos. A mesma consultoria realizou um outro estudo demonstrando que projetos que adotam metodologias ágeis obtêm 28% a mais de sucesso, se comparado a abordagens tradicionais. “O RH ágil atua por meio de redes colaborativas, com uma política de transparência, de adaptabilidade, com apoio à comunicação e ao suporte tecnológico”, completa Paiva.

No caso do recrutamento e seleção de pessoas, o planejamento e o uso de tecnologias tornam o processo muito mais prático. “Há diversos sistemas de tecnologia no mercado, que amarram todo o processo de forma tecnológica, garantindo uma gestão em tempo real. Dessa forma, o tempo de trabalho é otimizado, de modo que o foco seja realmente na estratégia de buscas por novos talentos, evitando etapas desnecessárias no recrutamento de pessoas”, explica.

 

Menos operação, mais estratégia

Imagine a seguinte situação: um candidato a uma vaga de emprego manda o currículo para a empresa, é chamado para uma entrevista, chega ao local e a pessoa responsável apenas lê o currículo na frente do candidato e fica por isso mesmo. Quando muito, ele é chamado novamente para testes e novas entrevistas com os gestores.

“O envio do currículo já é a primeira etapa do processo. Cabe ao setor de RH otimizar o trabalho, para que os recrutadores foquem no que é relevante conforme a necessidade da empresa no momento e, ao mesmo tempo, não faça o candidato perder um tempo que, para ele, é precioso”, explica Paiva.

O conceito de metodologia ágil, em sua base, está relacionado a ajudar empresas e pessoas a tornar os processos de trabalho mais eficientes, entendendo que, para cada tarefa, há um momento específico. “O RH é como um ‘guardião’ dos valores organizacionais e tem, entre suas principais atribuições, atrair e selecionar pessoas, incluí-las, treiná-las e engajá-las na cultura organizacional, reconhecendo seu capital intelectual. Diante de tanta responsabilidade, tornar-se uma empresa dinâmica em uma cultura de gestão integrada é fundamental”, finaliza.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Pianista Hamilton de Oliveira se apresenta em Sorocaba em junho

Tendência de compras online no setor supermercadista têm alta