fbpx

in , , ,

Mutirão de Castração tem inscrição gratuita para região do Jd. Ipiranga e Júlio de Mesquita a partir desta quarta-feira (1)

O objetivo da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral

 31/08/2021 – Compalilhe! Foto: Divulgação – 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), abre, a partir desta quarta-feira (1), as inscrições gratuitas para o Mutirão de Castração de cães e gatos. Nesta etapa da ação, será contemplada a região do Jardim Ipiranga e do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

O objetivo da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. No procedimento, os animais também serão microchipados.

A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Podem participar cães e gatos de munícipes residentes nos bairros: Jardim Ipiranga, Jardim Abatiá, Vila Excelsior, Jardim Itanguá I, Jardim Itanguá II, Parque Manchester, Jardim Santa Bárbara e Jardim São Marcos.

Os moradores interessados devem se inscrever de 1 a 3 de setembro e de 8 a 10 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão Ipiranga, localizada na Rua Estado de Israel, 424, portando RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Serão disponibilizadas 200 vagas em cada dia de inscrição, totalizando 1.200.

As cirurgias desta etapa do mutirão ocorrerão de 13 a 17 de setembro, no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, localizado na Rua Estado de Israel, 27, no Jardim Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

 

Castração e microchip

A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

Cuidados para a cirurgia

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.

Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Yeltsin Jacques conquista 100º ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos

Magnus Futsal Sorocaba joga contra o Corinthians na final da primeira fase do Paulista nesta quinta-feira (2)

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.