fbpx

in , , , ,

Plantio no Lar Escola Monteiro Lobato abre a programação especial da Semana da Árvore

O Dia da Árvore faz parte do calendário oficial de eventos do município, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009

21/09/2021 – Compartilhe! Foto: Divilgação – 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abriu, na manhã desta segunda-feira (20), a programação da Semana da Árvore, com o plantio de 30 exemplares arbóreos no Lar Escola Monteiro Lobato, no Jardim Itanguá, com a participação de alunos e colaboradores da unidade.
A Semana da Árvore prossegue até domingo (26), com mais plantios, exposição, blitz educativa e Passeio Ciclístico, com o objetivo de sensibilizar pessoas de todas as idades sobre a importância de cultivar árvores na cidade, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população, por meio da arborização urbana.
Participaram dessa primeira ação o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, o presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, Jose Murilo Marinho Mauad, além dos representantes da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues e Rubens Cury Basso, o diretor da Sema, Rodrigo Machado, e o biólogo Felipe Pedrazzi, da Faz Verde.
O Lar Escola Monteiro Lobato ganhou exemplares de cinco espécies: quaresmeira, ipê-branco, ipê-roxo-sete-folhas, aroeira-pimenteira, sapucaia e fruto-do-conde. Para essa ação, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, além dos insumos e do apoio de tutores.
Também teve início, nesta segunda-feira (20), a exposição “Minha Floresta Protegida”, que ocorrerá até sábado (25), das 10h às 17h, no Pátio Cianê Shopping. A proposta é que as crianças que circularem pelo shopping participem da mostra, colocando mensagens para o meio ambiente, em bilhetes coloridos em formato de flores, frutos e pássaros, nas árvores que estão expostas no local.
Além disso, o Coaves (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba) está expondo ninhos de diferentes pássaros para o público conhecer curiosidades de algumas espécies. Já, na sexta-feira (24), será realizado um plantio simbólico de uma árvore no Pátio Cianê, com a participação de colaboradores do shopping e de representantes do Centro Universitário Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).
Além da beleza, os benefícios de se ter uma cidade arborizada são muitos. As árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
O Dia da Árvore faz parte do calendário oficial de eventos do município, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 serão cumpridos nas ações.
Programação até domingo (26)
 
Nesta terça-feira (21), às 8h30, quando é celebrado o Dia da Árvore, a Sema programou um plantio na Câmara Municipal. No mesmo dia, às 14h, alunos e professores do CEI-94 “Ana Lúcia Pazini” plantarão 10 árvores na unidade, que está localizada no Jardim Alegria.
Já, na quarta-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, será realizada uma blitz educativa na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, das 9h às 11h. A ação contará com a presença da equipe de Educação para o Trânsito da Urbes, além de profissionais da Sema, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e do grupo de ciclistas Amigas do Pedal.
Na blitz educativa, motoristas e motociclistas serão abordados para tratar da importância de manter o distanciamento de 1,5 metro entre os ciclistas, colaborando para um trânsito sempre seguro na cidade. Por volta das 10h, o grupo ainda realizará um plantio de árvores próximo ao bolsão de estacionamento do Parque das Águas.
Ainda no dia 22, às 9h e às 14h, a Sema realizará um plantio de mudas no CEI-36 “Abney Medeiros Carneiro”, no Barcelona, com a participação de alunos e professores.
Outra unidade da rede municipal de ensino contemplada com ações de arborização urbana será a E.M. “Quinzinho de Barros”, localizada na Vila Hortência. A Sema realizará na quinta-feira (23), às 9h e às 14h, plantios com alunos e professores.
Ainda no dia 23, às 9h, a Sema e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba plantarão árvores de diferentes espécies na Rua Noel Bento de Almeida, no Jardim Refúgio, na margem direita do córrego, com a participação da comunidade local.
Na sexta-feira (24), crianças e professores do CEI-62 “Monsenhor Antônio Simon Sola”, localizada no Barcelona, também terão a oportunidade de plantar árvores na escola. A ação ambiental ocorrerá pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h.
Ainda, na sexta-feira, às 9h30, a Sema vai lançar o projeto “Árvores dos Parques”, no Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes” e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A proposta é levar aos visitantes informações sobre as espécies de árvores existentes nesses parques.
Já, no sábado (25), às 9h e às 14h, e no domingo (26), às 9h, serão organizados plantios de árvores às margens do córrego da Avenida Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, abertos a voluntários e grupos interessados. A proposta é oferecer uma oportunidade de reconexão com a natureza, por meio do trabalho em equipe e da reflexão acerca das temáticas ambientais e de sustentabilidade.
Nesta ação, diferentemente das demais, os próprios participantes deverão levar suas ferramentas para realizar a abertura dos berços para o plantio, além de providenciar os insumos, como terra e adubo. Os grupos interessados em participar devem se inscrever até quarta-feira (22), pelo e-mail: [email protected] Os participantes receberão, até quinta-feira (23), por e-mail, a localização exata para realizar o plantio. Já, quanto aos participantes que forem desacompanhados, não é necessário realizar a inscrição prévia.
Para encerrar, no domingo (26), a Sema realizará o Passeio Ciclístico da Primavera. Os ciclistas irão se concentrar às 8h, no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e seguirão o trajeto até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com previsão de chegada às 10h. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Sema: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
A atividade beneficiará, ainda, a campanha “A Fome não é Fake!”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como intuito distribuir alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Todos os participantes são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no momento da concentração do passeio, no estacionamento do Paço Municipal.
Durante o trajeto, os participantes farão uma parada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, onde terão a oportunidade de conhecer mais sobre o espaço, a importância de se plantar árvores na cidade e, também, vão saber mais sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S-1, que fica próximo ao Jardim Botânico.
Os ciclistas ainda irão até o Parque Porto das Águas, local onde a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará um plantio de árvores, visando à neutralização de carbono gerada pelo próprio Passeio Ciclístico, e, na sequência, passarão ao lado da ETE S-1.
Ao chegarem ao Parque das Águas, o público terá a oportunidade de participar de atividades gratuitas variadas, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba às pessoas de todas as idades, das 8h30 às 11h30.
A Sema está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected]

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Parque Ecológico do Matão protege a nascente modelo de Votorantim

Correios fazem leilão de 61 mil objetos

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.