fbpx

in ,

Prefeitura e OAB Sorocaba definem criação do Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita

O objetivo é oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade social do município, atendimento digno, principalmente em assuntos que demandem orientação jurídica, bem como defesa legal dos direitos individuais e coletivos

 24/02/2022 – Compartilhe! Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e da Cidadania (Secid), está definindo os últimos detalhes para a implantação do Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita, em um convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba, como parte do programa Concilia Sorocaba (Centro Municipal de Prevenção e Conciliação de Conflitos).

Uma reunião foi realizada para tratar do assunto na tarde de terça-feira (22), no Paço Municipal, reunindo a secretária de Governo, Samyra Toledo; a secretária interina da Cidadania, Ana Cláudia Fauaz; o presidente da OAB Sorocaba, Dr. Márcio Leme; o vice-presidente, Dr. João Paulo Milano; o coordenador do Concilia Sorocaba, Fabrício Mena, e membros da equipe da Segov. A parceria tem como base a Lei nº 12.492, de 12 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a criação do serviço municipal.

“A atual gestão está sempre atenta às demandas da população. Por isso, está implantando esse importante Serviço Municipal de Assistência Judiciária, com atendimento gratuito àqueles que mais necessitam. Uma necessidade que foi detectada e uma solução que acaba de ser criada“, destaca a secretária da Segov, Samyra Toledo.

O objetivo é oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade social do município, atendimento digno, principalmente em assuntos que demandem orientação jurídica, bem como defesa legal dos direitos individuais e coletivos.

A assistência judiciária compreende todos os atos do processo até a decisão final do litígio, em todas as instâncias. Para ter direito a essa assistência gratuita, é necessária a comprovação de moradia no município de Sorocaba, por, no mínimo, dois anos, ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos ou renda per capita de até um salário mínimo.

“Trata-se de uma Iniciativa pioneira de Sorocaba, que vai atender às pessoas que não conseguem ter acesso à Justiça. É uma ação importante e que vai suprir essa demanda. Certamente, será um serviço que se tornará modelo, não só para o Estado de São Paulo, como para o País todo“, aponta o presidente da OAB Sorocaba, Dr. Márcio Leme.

Os documentos solicitados e o encaminhamento para o Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita poderão ser tratados por meio do Concilia Sorocaba, um programa desenvolvido para dar agilidade e desburocratizar a resolução de conflitos judiciais e de execução fiscal. Outro aspecto importante desse atendimento é proporcionar atenção humanizada aos cidadãos sorocabanos que necessitam desses serviços.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

FGV: confiança da indústria atinge menor patamar desde julho de 2020

Carnaval com cultura: Masp traz exposições dedicadas a Volpi e Abdias Nascimento 

Back to Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.