fbpx

in , , ,

Prefeitura realiza a entrega de óculos “Orcam MyEye” para alunos da Rede Municipal de Ensino

Os óculos são produzidos com tecnologia israelense de última geração e 50 unidades foram adquiridas com recursos da Educação

 17/12/2021 – Compartilhe! Foto: Divulgação 

 

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a entrega de óculos com tecnologia assistiva “Orcam MyEye” para alunos com cegueira ou baixa visão da Rede Municipal de Ensino. A entrega foi feita no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jd. Saira, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

Também participaram da cerimônia o secretário da Educação Marcio Carrara; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a chefe de Divisão de Educação Especial do Município, Ângela dos Santos Costa; e o diretor da empresa que representa o fabricante da tecnologia no Brasil, Doron Sadka.

Os óculos são produzidos com tecnologia israelense de última geração e 50 unidades foram adquiridas com recursos da Educação.

“Temos visto que a Educação tem demonstrado um grande empenho em inovar e trazer o que há de melhor para os nossos estudantes. São inúmeros os projetos e, agora, este que possibilita a inclusão de tantas crianças”, descreveu o prefeito Rodrigo Manga.

As primeiras alunas a receberem foram Natália Carvalho, Júlia Sanches Alcade e Maria Lúcia Sanches Alcade, todas estudantes da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”.

O recurso tecnológico inovador permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial.  Uma rápida demonstração foi feita com as três alunas, que se emocionaram muito, bem como o público presente. Júlia não conteve as lágrimas quando, com ajuda do equipamento, pôde reconhecer a face do prefeito Rodrigo Manga.

“Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da nossa Rede Municipal de Ensino e entregando um equipamento que tem uma tecnologia única no mundo todo. Realizar essa entrega para as nossas crianças, hoje, é uma conquista. É uma oportunidade maior de interação e de inclusão”, disse o secretário Marcio Carrara.

“Este é um momento único na história, pois há pouco tempo pudemos conhecer a avançada tecnologia desses óculos e, agora, temos a oportunidade de oferecer esses produtos aos nossos alunos. É uma tecnologia única no mundo”, completou o secretário.

“Hoje, o ‘Orcam MyEye’ recebeu, pela terceira vez, em Los Angeles, nos EUA, um prêmio considerado o ‘Oscar’ da tecnologia e é tido como o produto com a melhor tecnologia do mundo”, comentou Doron Sadka.

O prefeito Rodrigo Manga igualmente elogiou a iniciativa da Secretaria da Educação, no seu esforço em disponibilizar esse pioneiro recurso para alunos da Rede.

Também receberam o equipamento os alunos: Camile Vitória Claudiano da Costa, da E.M. “Prof. Irineu Leister”; Lucas Rodrigues Penedo, da E.M. “Maria de Lurdes A. de Moraes”; Paola Ventura, da E.M. “Prof. Júlio Bierrenbach”; Paulo Henrique Venuto Gonçalves, da E.M. “Ari Seabra”; Ana Clara, da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e Sofia Gabriele Inácio, da E. M. “Renice Serafim”.

Cleusa, a mãe de Camile Vitória, contou que a estudante, de oito anos, convive com catarata congênita. “Ela recebeu aulas especiais, para aprender a lidar melhor com a situação. Mas, agora, terá muito mais autonomia no dia a dia e, principalmente, na escola”, comemorou Cleusa.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Diversidade nas empresas: oportunidades iguais para todos

Oito municípios concentravam 25% do PIB nacional em 2019, diz IBGE

Back to Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.