in , ,

Quais os impactos das mídias digitais no Marketing Digital ?

 

O consumo de mídia digital não para de aumentar, dessa forma os profissionais de marketing precisam se alinhar e ter novas percepções sobre o mercado, neste artigo iremos abordar esse tema. Quais os impactos das mídias digitais no marketing digital ?

A maneira como consumimos mídia, em todo o mundo, mudou significativamente nos últimos tempos. Cada vez mais em direção a um formato digital, as pessoas agora têm maior acesso a conteúdo de mídia de qualquer tipo – seja informação, entretenimento ou atividade social – a qualquer hora e em qualquer lugar. Um aumento acentuado nos players de mídia digital, como Netflix, Hulu, Amazon, Hotstar, etc, mostra perfeitamente o salto da mídia tradicional para a nova mídia (digital).

A mudança no consumo de mídia afetou muitas outras áreas, incluindo marketing digitalPor exemplo, as estratégias de marketing digital costumavam incluir plataformas como mensagens de texto, quiosques interativos e televisão como plataformas de anúncios principais. Mas agora os profissionais de marketing digital tiveram que repensar completamente suas estratégias de criação de conteúdo para incluir marketing móvel e plataformas de mídia social que nem existiam há dez anos, como Facebook e Instagram.

Os profissionais de marketing precisam estar cientes de algumas coisas importantes que impulsionam a revolução no marketing digital, além das mudanças nos hábitos de consumo de mídia.

 Dispositivos móveis impulsionando o consumo digital

 Entre os dispositivos digitais, os dispositivos móveis assumiram o papel preferido de consumir mídia online. Especificamente, o mercado de smartphones registrou um crescimento sem precedentes nos últimos 5 anos. Isso tornou muito mais fácil para os consumidores acessarem conteúdo de música e vídeo em movimento.

A crescente popularidade da mídia digital causou uma mudança de paradigma nos gastos com marketing global. Os profissionais de marketing estão seguindo tendências em mudança e cada vez mais alocando seu orçamento em mídias digitais. Espera-se que os gastos com mídia digital como porcentagem do total de gastos com publicidade aumentem de 28% em 2015 para 36% até 2020. Há espaço para que isso aconteça principalmente porque os meios tradicionais de marketing estão sendo eliminados.

 A posição da televisão

A televisão costumava ser uma forma de entretenimento “passiva”, no sentido de que um canal mostrava um programa designado de acordo com sua programação e horário, enquanto o espectador simplesmente assistia ao conteúdo selecionado. Mas agora, a televisão faz parte de uma forma de entretenimento ‘ativa’, na qual o usuário faz uma escolha ativa para assistir ao episódio mais recente de um programa ou assistir a um filme conforme sua conveniência.

Então, como as marcas podem participar dessa experiência de mídia digital? Os profissionais de marketing precisam entender que ‘assistir’ à TV não é mais apenas uma atividade em que o usuário consome conteúdo. Os espectadores podem comprar, conversar com amigos, jogar e interagir e comprar de suas marcas favoritas ao mesmo tempo. As marcas agora têm a oportunidade de levar seu relacionamento com os clientes para o próximo nível. Mas, assim como no celular, o desafio é garantir que os usuários de aplicativos na televisão obtenham boas experiências e conteúdo relevante e otimizado.

Crescimento das mídias sociais

Com bilhões de usuários ativos todos os meses, a mídia social mudou definitivamente a maneira como consumimos conteúdo. Desde usuários recebendo suas notícias de plataformas como Facebook e Twitter, comprando no Pinterest e Instagram e assistindo a tutoriais no IGTV e no YouTube, a mídia social está claramente dominando o mundo.

A geração do milênio está liderando o pacote em termos de adoção das mídias sociais como o principal meio de consumo de mídia. Os profissionais de marketing digital estão continuamente desenvolvendo conteúdo envolvente que fala para o público milenar nas mídias sociais – falando para o coração do público, a fim de ressonar claramente com eles e formar uma conexão. O sucesso de uma campanha de marketing social depende da relevância do conteúdo para o público.

 Vídeo ao vivo

Uma tendência que continua a explodir, o streaming de vídeo ao vivo é algo que todas as marcas estão utilizando em suas campanhas de marketing digital. Chegar aos consumidores de uma maneira amigável e sem scripts aumenta as chances da marca de melhorar as taxas de engajamento com seus públicos. O conteúdo do vídeo também pode ser reutilizado de forma criativa em, por exemplo, material de marketing por e-mail.

Cabe aos profissionais de marketing digital acompanhar as novas plataformas de consumo de mídia e saber o que funciona melhor para sua marca. À medida que mais e mais consumo de mídia acontece na mídia digital, o estabelecimento do modelo de negócios certo para a sua marca será fundamental para o seu sucesso nesse cenário digital.

What do you think?

Written by CidadeSorocaba

Praga da Soja: Nematoides

Toyota fará investimento de R$ 1 bilhão em Sorocaba