in , ,

Quarentena: dicas de saúde e entretenimento para idosos

Quarentena: dicas de saúde e entretenimento para idosos

Clube e Universidade de Sorocaba oferecem apoio online para terceira idade. Foto: divulgação

 

Jogos, leituras e atividades físicas podem ajudar idosos durante período de isolamento social

30/03/2020 – Ocupar a mente em períodos ociosos, como o proporcionado pelo isolamento social recomendado devido ao novo coronavírus, é algo importante. Com essa intenção, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Sorocaba, o Clube e Chácara do Idoso, vinculados à Secretaria de Cidadania (Secid), dão algumas dicas para manter a mente e o corpo dos idosos ativos em tempo de distanciamento social.

Para algumas pessoas, a quarentena tem sido um momento insociável, especialmente pelas orientações dadas pelas Conselho Nacional da Pessoa Idosa, para que essa população fique em casa.

Jogos como caça-palavras, quebra-cabeças e palavras cruzadas são uma boa indicação, pois estimulam a mente e exercitam a memória. Fazer uma leitura de poema ou de um livro e assistir filmes são outras dicas.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Eugênia Morais, orienta aos familiares e os idosos a saírem de casa só se for extremamente necessário. “A maioria das casas de longa permanência, ou para idosos, não podem receber visitas. Caso haja alguma intercorrência, os responsáveis serão avisados”, explica Maria Eugênia, ressaltando que todos os profissionais que estão na linha de frente do combate da Covid-19 estão bem orientados e merecem apoio e respeito.

O Clube do Idoso de Sorocaba oferece aulas de dança, alongamento e meditação através de um aplicativo de mensagens, atendendo três pessoas por vez. As aulas duram de 20 a 30 minutos. Além disso, estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba (Uniso) enviam por esse mesmo aplicativo, exercícios para ajudar na memória dos idosos atendidos pelo Clube.

A Chácara do Idoso divulgou orientações de como a população pode melhorar o sistema imunológico, responsável por atuar na defesa do organismo, contra o ataque de invasores externos que, muitas vezes,
ocasionam doenças. Tomar sol, de 5 a 10 minutos, pois ajuda a sintetizar a vitaminas D do corpo. Manter uma alimentação saudável e balanceada, dando preferência à alimentos que tem vitamina C na composição, como laranja, morango, abacaxi, tomate, brócolis e espinafre.

Manter o corpo bem hidratado é essencial, sendo necessário 2 litros de água por dia. Regular o sono e mantê-lo sadio. A prática de atividade física é outro benefício, aumentando a energia do corpo, o fluxo sanguíneo e a capacidade de circulação corporal.

Para mais orientações é possível entrar em contato pelos telefones (15) 3212-6900 e (15) 99748-3080.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Sorocaba recebe R$ 1 milhão para combate ao coronavírus

Vacinação ‘drive thru’ acontece em Sorocaba e gera filas