in , , , , , , ,

Recrutadores de mão de obra: transmitir confiança e dar suporte é fundamental para o sucesso do candidato

Entrevistas de emprego são acompanhadas de nervosismo e tensão pelos candidatos

 

11/10/2021 – Compartilhe! Foto: Anna Shvets –

Muito se pensa no comportamento e desempenho do candidato durante uma entrevista de emprego, mas qual é o papel da empresa e seus recrutadores?

Se presencialmente o nervosismo toma conta, de forma virtual as pessoas tendem a ficar mais tensas, pois muitos são os fatores que contribuem para deixar o candidato mais nervoso e ansioso. No ranking de gargalos para a entrevista virtual, podem ser listados: o vizinho martelando um móvel, o “bug” na internet, o cachorro latindo ou a chuva forte que não quer passar. Seja como for, a empresa precisa estar preparada para tranquilizar e proporcionar ao candidato a melhor experiência de entrevista online possível.

De acordo com Paulo Paiva, coach especialista em vida, carreira e negócios, as entrevistas virtuais se tornaram uma forma muito natural de solução para um processo de seleção de candidatos a uma vaga de emprego. O que seria solução, na verdade, torna-se cada vez mais um complemento do processo. “Entrevistas virtuais se tornaram uma tendência. Com o apoio da tecnologia, temos um mar de possibilidades para garimpar aquele candidato para as vagas pretendidas”, afirma.

O especialista elencou algumas dicas importantes para que as empresas estejam preparadas para este momento tão decisivo, que é a escolha de um profissional para assumir uma vaga por meio de uma análise virtual.

  1. Tenha um software de videoconferência de qualidade. As melhores plataformas para executar a função são Zoom, Skype, Microsoft Teams, CISCO Webex, Google Meet e ezTalks.
  2. Siga um roteiro com base no currículo do candidato. Fazer perguntas em ordem cronológica, de forma objetiva, e demonstrar que estudou o currículo de quem está concorrendo a vaga, dá mais segurança para quem está do outro lado da tela.
  3. Oriente o candidato para o enquadramento da câmera e o volume do som. Se ele tiver problemas técnicos, como falha na internet ou o som “travado”, não desista. Ajude, demonstre confiança e, se preciso, repita a pergunta ou peça para o selecionado repetir a resposta.
  4. Lembre-se! Geralmente o candidato estará em casa durante a entrevista, então mantenha a tranquilidade e ignore se o carro do sorvete passar cantarolando na rua dele justo na hora da entrevista.
  5. Por fim, se a vídeo chamada não deu certo por algum motivo: ligue. Fazer a entrevista somente por telefone também é uma possibilidade para, talvez, não perder o candidato ideal para a vaga.

E se a entrevista for em grupo, como agir?

Paulo explica que toda entrevista, seja individual ou em grupo, tem sua relevância, mas é importante ressaltar que ela em si não pode qualificar ou desqualificar um candidato. “A entrevista é um método de investigação técnico comportamental aliada a outros componentes, ou seja, tem-se a avaliação de perfil comportamental, os questionários mais técnicos e as apresentações iniciais dos candidatos”, pontua.

E completa. “Existe uma inteligência no processo para se definir o merecedor da vaga, com base nas suas competências técnicas e comportamentais reveladas durante o processo da entrevista. Por isso, os recrutadores devem estar treinados e capacitados para saber avaliar tanto presencial, como pelos olhos das câmeras”, finaliza.

A ânsia por recolocação no mercado, depois do alto índice de desemprego ocasionado pela pandemia da Covid-19, pode ser um dos principais fatores para deixar o candidato ansioso. Ser avaliado por um profissional que transpareça confiança, torne o momento da entrevista mais leve e ofereça o devido suporte, faz toda a diferença.  Por isso, recrutadores, estejam prontos para ajudar quem busca novas oportunidades, seja presencialmente ou através do mundo digital.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Poeta do rock brasileiro: 25 anos sem Renato Russo

Sorocaba inova no atendimento direto ao cidaddão com o programa “Quarta com o Prefeito”