fbpx

in , , , , , , , ,

SorocabaSorocaba ÁguaÁgua Consumo de ÁguaConsumo de Água ConsumidorConsumidor

Saae/Sorocaba lança calculadora virtual para checar consumo de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba disponibiliza uma nova ferramenta para que a população tenha uma melhor avaliação e controle do consumo residencial de água

11/08/2021 – Compartilhe! Foto: Ilustração/Divulgação

A Calculadora de Consumo de Água está disponível on-line, pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/ . Trata-se de mais uma ação da autarquia como parte de sua Campanha de Conscientização para o Uso Consciente e contra o Desperdício de Água.

“O objetivo é auxiliar cada família a ter um melhor controle quanto ao consumo de água por pessoa, ao dia, no seu imóvel, bem como conscientizar a todos sobre a necessidade de se fazer o uso consciente, sem desperdício”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Desde o início de 2021, o Saae/Sorocaba tem disponibilizado a informação do consumo médio diário, em litros, nas contas de consumo de seus usuários. Com esse dado em mãos, acessando a nova ferramenta e inserindo ainda a quantidade de pessoas moradoras do imóvel, o munícipe consegue calcular e visualizar em qual faixa de consumo atualmente está enquadrado.

São cinco faixas de consumo: Ótimo (consumo de até 110 litros por pessoa, ao dia), Adequado (entre 111 e 130 litros/pessoa/dia), Médio (entre 131 e 155 litros/pessoa/dia), Alto (entre 156 e 185 litros/pessoa/dia) e Muito alto (acima de 185 litros/pessoa/dia). Concluído o cálculo, o resultado é apresentado pelo “Saaezinho”, uma mascote criada para incentivar o consumo consciente, que apresenta o resultado e, ainda, dá dicas de economia de água.

As categorias foram definidas com base nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que 110 litros (0,11 m3) de água por dia é suficiente para atender às necessidades básicas do ser humano. Outra informação levada em consideração é a média nacional de consumo de água, de 155 litros diários por pessoa, bem como a média da população sorocabana, de 187 litros por pessoa, ao dia.

“Ou seja, o consumo de água em Sorocaba está muito acima da média do Brasil e daquela apontada pela OMS e ONU. O Saae/Sorocaba considera que o consumo consciente da água pela população é imprescindível para a preservação dos mananciais hídricos do município. A colaboração dos usuários é essencial, durante todo o ano”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Campanha de conscientização

De forma rotineira, o Saae/Sorocaba já orienta a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio do seu site, redes sociais e com o apoio da imprensa. A colaboração da população é fundamental, motivo pelo qual a autarquia realiza campanhas frequentes para enfatizar a importância desse hábito.

As ações, neste ano, têm sido intensificadas. Esse trabalho, inclusive, abrange interação com a população. A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba vem desenvolvendo um trabalho diferenciado de orientação sobre o uso consciente da água, abrangendo a cidade como um todo. A atividade consiste em visitas nas portas das residências, com a abordagem aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício.

Ações simples adotadas no dia a dia e que contribuem para o uso consciente da água, estão disponibilizadas pelo Saae em um folheto explicativo completo, que pode ser acessado pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/economia-de-agua-de-um-banho-de-inteligencia.pdf

Vale destacar algumas dicas: 1) evitar gastos desnecessários e desperdícios, tais como: fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; 2) evitar banhos demorados; 3) antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; 4) evitar lavar as calçadas e o carro com mangueira; 5) molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno e 6) utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

Para receber informações de comportamentos que caracterizem desperdício de água ou apontar casos de vazamentos e outras ações semelhantes, o Saae/Sorocaba coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail [email protected] e WhatsApp (15) 98158-0356.

O Saae/Sorocaba continua realizando investimentos para a melhoria contínua e a ampliação da oferta de serviços na cidade, mas o apoio de cada um é fundamental. “É essencial combater o desperdício, para que os níveis dos reservatórios de água não fiquem abaixo do necessário”, finaliza Ronald Pereira da Silva.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Teletrabalho é direito de grávidas durante a pandemia

Orçamento de Sorocaba para 2022 deve alcançar a marca de 3,7 bilhões

Back to Top
Close

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.