in , , , , , , ,

Sorocaba cria ‘Tele Corona’ para esclarecer dúvidas

Objetivo é evitar que pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade

Na ligação, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos. Foto: divulgação

 

07/04/2020 – Com o objetivo de tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus e evitar que pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade, a Prefeitura de Sorocaba criou o “Tele Corona”. O novo canal começou a funcionar nesta terça-feira (07), das 8h30 às 16h30, pelo telefone 15-3238-2212.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o projeto contou com a parceria do Parque Tecnológico de Sorocaba que desenvolveu um sistema para auxiliar os atendentes. O sistema foi criado com a colaboração de orientações técnicas dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.

O “Tele Corona”, inicialmente, atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e terá oito atendentes. Parte desses servidores é da área da saúde. Todos foram capacitados por médico infectologista da SES, além da colaboração de demais servidores.

O serviço de atendimento remoto terá o suporte de um médico coordenador e outros profissionais da área da saúde para orientar os atendentes e também dar apoio para esclarecimentos necessários.

O telefonema

Durante o telefonema, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos como: sinais e sintomas; sinais de alerta e busca de serviço; formas de contágio, tratamento e prevenção; dúvidas sobre vacinação contra a gripe; isolamento domiciliar e etc.

O coordenador do “Tele Corona”, o médico Antônio Sérgio Ismael, deixa claro que o serviço não é um atendimento médico e nem uma consulta de telemedicina. “Não poderemos enviar atestados médicos e nem prescrever receitas de medicamentos. Se identificarmos a necessidade de o paciente ir até uma unidade de saúde, orientaremos nesse sentido”, ressalta.

Ainda de acordo com Ismael, esse serviço será diferenciado da Ouvidoria, que serve para reclamação de assuntos em geral e atende pelo número 156.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Enem será nos dias 01 e 08 de novembro

Coronavírus: Sorocaba anuncia medidas de enfrentamento