in , , ,

Sorocaba é a primeira cidade brasileira a receber uma clínica de tênis do Larri Passos

Treinador foi o mentor do tenista Guga Kuerten em toda sua trajetória de sucesso

29/04/2022 – Comprtilhe! Fotos: Divulgação

 

No último dia 26, Sorocaba recebeu a visita do técnico de tênis Larri Passos. Em 18 dos seus quase 50 anos de carreira, ele treinou um dos maiores tenistas do Brasil, o campeão mundial Gustavo Kuerten – o Guga. Larri ministrou uma clínica de tênis na Escola Guga, que contou com a participação de mais de 50 alunos da instituição. Atualmente, o treinador mora nos Estados Unidos e a unidade sorocabana da franquia foi a primeira a receber esse tipo de ação no Brasil.

A carreira de Larri começou em 1971, quando ganhou sua primeira raquete. “O tênis é tudo para mim! Foi quando recebi minha primeira raquete que a vida começou a fazer sentido para mim”, descreveu, emocionado. Em 1975, começou a ministrar aulas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Em 2000, lançou o projeto social “Criança feliz no tênis, feliz na escola”, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. “O projeto foi um sucesso! O tênis está se popularizando nas periferias e acredito que este seja o caminho. O objetivo da Escola Guga é fazer essa massificação”, comenta.

De acordo com Larri, a ideia da escola nasceu de dentro da sua academia e para ele é gratificante acompanhar todo este processo. “O meu papel nesta história é tentar passar um pouco do que aprendi. O sucesso depende da busca pelo conhecimento. Quem treina nas periferias serão, sem dúvidas, grandes vencedores no futuro”, acrescenta.

Quando se despediu do circuito profissional, em 2008, Guga decidiu investir na transformação do tênis brasileiro, criando uma metodologia sólida e inovadora. Ao todo, são mais de 5 mil alunos em 35 unidades espalhadas pelo Brasil. A gestora da Escola Guga de Tênis e Beach Tennis de Sorocaba, Alyne Andrade, conta que receber o Larri foi uma experiência inesquecível e muito positiva.  “Ser a primeira escola a receber uma clínica do Larri Passos foi uma grande honra! Os ensinamentos que ele nos transmitiu tornou esse dia inesquecível não só para os alunos, mas também para nossos professores, para nós gestores e para todo o público presente”.

A gestora também falou sobre a parceria da Escola Guga com a high school Ross School Tennis Academy (RSTA), de Nova York. “O Larri, junto ao Vinicius – que é responsável pela RSTA, trabalharam muito a questão da educação em paralelo ao tênis. A rede Escola Guga tem uma parceria com essa escola e possibilita que nossos alunos continuem jogando e disputando campeonatos sem parar de estudar”.

Durante sua passagem por Sorocaba, Larri disse que seu objetivo era divulgar o que pode ser feito no processo do tênis. “A RSTA proporciona a pratica do esporte, estudos e a possibilidade de o aluno ingressar em uma universidade. Acredito nesse projeto! Este é o caminho. O esporte te oferece a oportunidade de estudar e ser alguém na vida”, explica. Em parceria com a RSTA, alunos da Escola Guga podem fazer um intercâmbio na instituição, frequentando aulas curriculares, de tênis e de preparação física de forma trimestral, semestral ou anual.

“Sempre digo que o tênis traz um sentido especial na vida das pessoas. É um esporte muito difícil, mas que, sem dúvida nenhuma, te fortalece e te fazer crescer. Ele une as pessoas, oferece a sociabilidade ao adulto e faz com que as crianças se desenvolvam. Não me vejo trabalhando em outra coisa a não ser com o tênis”, conclui Larri.

E por falar em unir as pessoas, durante a ação social – totalmente gratuita – foram arrecadados mais de 100kg de alimentos não perecíveis que serão doados para o Instituto Humberto de Campos, de Sorocaba.

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Firjan oferece oficinas de matemática e robótica para estudantes

Como evitar erros na Declaração do Imposto de Renda