in , ,

Sorocaba registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Sorocaba registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na cidade. A notificação foi recebida na noite desta quarta-feira (2) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SES). Trata-se de um homem de 24 anos, morador de Sorocaba, com histórico de viagem para a Itália nos últimos 14 dias. Ele apresentou febre acompanhada de sintomas respiratórios leves.

O paciente foi atendido numa Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, local onde foram respeitados todos os critérios de higiene e etiqueta respiratória. O paciente encontra-se bem e mantido em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletados e enviados ao Instituto Adolf Lutz (IAL).

A família do paciente foi orientada com as medidas preventivas de contato e o suspeito da doença será monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames. Ainda não há previsão para que saia o resultado.

Dicas de prevenção

A contaminação se dá através de gotículas que saem da pessoa infectada por meio de tosse, espirro e fala. O vírus pode estar em qualquer superfície: em maçanetas, mesas, bancadas. Você pode tocar nessas superfícies, contaminar a mão, e depois tocar rosto, boca e olhos, que são portas abertas para o vírus entrar no organismo.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também, é recomendável limpar com desinfetantes aquelas superfícies que possam estar infectadas, mantendo-se uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo. (Com informações de Prefeitura de Sorocaba)

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Ônibus terão horários diferenciados em Sorocaba na segunda e terça-feira de carnaval

Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020