in , , , , , , ,

USP segue líder entre latino-americanas no THE World University Rankings

Universidade de São Paulo foi classificada no grupo entre 201-250, mesma posição alcançada no ano passado

– 06/09/2021 – Compartilhe! Foto: Divulgação – 

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o World University Rankings da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O ranking foi divulgado hoje, dia 1° de setembro, durante o THE World Summit 2021, que acontece virtualmente entre os dias 1° e 3 de setembro.

Classificada na mesma posição do ano passado, no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: ensino e pesquisa.

No topo da lista estão a Universidade de Oxford (1° lugar), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (2º) e a Universidade de Harvard (3°). Das dez primeiras posições, nove são de instituições norte-americanas.

Ao todo, o Brasil tem 59 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

Em sua 18ª edição, o ranking avaliou mais de 1.600 instituições de ensino superior de 99 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Times Higher Education

A USP também se destaca em outros rankings divulgados, neste ano, pela consultoria Times Higher Education. No THE Latin America University, um ranking dedicado apenas às instituições da América Latina, a USP ficou na 2ª posição, sendo a brasileira mais bem classificada.

Já no ranking das Universidades das Economias Emergentes, divulgado no dia 9 de março, a USP foi classificada na 13ª posição, mantendo a liderança entre as instituições brasileiras. O ranking avalia as instituições de 48 países considerados emergentes.

THE WORLD UNIVERSITY RANKING 2022
University of Oxford Reino Unido
California Institute of Technology Estados Unidos
Harvard University Estados Unidos
Stanford University Estados Unidos
University of Cambridge Estados Unidos
Massachusetts Institute of Technology Estados Unidos
Princeton University Estados Unidos
University of California, Berkeley Estados Unidos
Yale University Estados Unidos
10º The University of Chicago Estados Unidos
201-250 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
401-500 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Comércio de itens usados cresce 48,5% na pandemia

Pandemia causa impactos na alfabetização de crianças