in , ,

Vacinação ‘drive thru’ acontece em Sorocaba e gera filas

Ação começou nesta terça-feira (31) no CIC e no Lar São Vicente de Paulo e tem 12 mil doses disponíveis

Foram registradas filas e a espera estimada é de duas horas para tomar a vacina. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba

 

31/03/2020 – A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza nesta terça-feira (31) a vacinação no sistema “drive thru” para idosos com mobilidade reduzida, idosos com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. A aplicação ocorre no Estádio Municipal “Walter Ribeiro”, o CIC, e no Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia.

Filas

De acordo com o jornal Cruzeiro do Sul, no entorno do CIC houve falta de organização, que gerou reclamações e tentativas de furar fila. As filas, inclusive, estão dando voltas no quarteirão e a espera estimada é de duas horas para tomar a vacina.

“Para tentar agilizar as filas, o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, mandou chamar mais funcionários para ajudar. Guardas civis municipais, agentes de trânsito e até uma viatura da Polícia Militar estão no entorno do CIC para tentar organizar o fluxo”, destacou o jornal.

Doses

Cada local recebeu seis mil doses e as pessoas estão sendo atendidas por ordem de chegada. Agentes de trânsito da Urbes, da Guarda Municipal e servidores da Secretaria de Esportes e Lazer também estão mobilizados para auxiliar na ação. Os outros 33 locais que já atuam na campanha não estão vacinando, já que a cidade recebeu apenas 13.500 doses, sendo 12 mil para o drive thru e 1.500 para acamados e asilos. Sorocaba aguarda o repasse de um novo lote de doses que deverá ser feita pelo Estado.

Assim que as novas doses chegarem, a vacinação será retomada nos 33 locais e, também, pelo sistema “drive thru”, em outros postos volantes que estão sendo mapeados e que serão informados à população por meio dos canais oficiais e a imprensa, sobre a continuidade da campanha. A intenção dessa estratégia é evitar que esses idosos tenham contato com outros pacientes e facilite o acesso à vacinação. Além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Etapas

Nesta primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde e membros das forças de segurança e salvamento devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Imunização

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (COVID-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul. No Brasil, a composição da vacina foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução Nº 2.735. A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição: A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09, A/South Austrália/34/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Pedido do Lar São Vicente

A diretoria do Lar São Vicente está fazendo um pedido àqueles que passarem pelo posto de vacinação montado nesta terça-feira (31) no local. A solicitação é de que, se possível, as pessoas que buscarem a vacinação naquele posto volante façam a doação de um litro de leite ou de um pacote de pó de café para a instituição que atende idosos.

O Lar São Vicente de Paulo fica na Av. Betânia, 1255, Jd. Betânia. Já o CIC fica localizado na Av. Pereira da Silva, s/n – Jardim Santa Rosália.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba

Com informações do jornal Cruzeiro do Sul

O que você achou?

Escrito por CidadeSorocaba

Quarentena: dicas de saúde e entretenimento para idosos

Coronavírus: 500 mil kits de testes chegam ao país